Inicio | | Viagens | | Voltinhas | | Manutenção | | TUGATECH | | História da XT |  VELA 

domingo

Descanso Central SW-Motech

Para muitos um descanso central numa mota, é um extra desnecessário...
e considerado um peso morto agarrado à mota...  


Para outros é uma coisa porrreira... e a primeira coisa que vêm a nossa ideia: 
é fixe para por spray na corrente e tal...


Mas para a malta da Bricolage, vêm no descanso central uma coisa que vai ajudar em tudo e mais alguma coisa  


- Tirar rodas...
- Trocar Kit de transmissão
- verificar a folga da caixa de direcção e os rolamentos...
- verificar sino-blocos, rolamentos e retentores das rodas...
- Lubrificar braço oscilante
- lavar a mota
- eu sei lá... quantas coisas podemos fazer com um descanso central...




Se formos fazer uma viagem XL... então nem se fala...  


- Carregar a menina...
- Resolver um furo...
- Estacionar a mota carregada sem esforçar o descanso lateral...
- etc etc...


Eu pessoalmente considero sempre o descanso central como uma mais valia... 
que também pode ser contornado por muitas formas... 
E fica aqui um pequeno exemplo... "Cavalete Vadio" 




mas não há nada como ter um descanso central, operacional e disponível... 


O Descanso Central que montei na minha XT600E é da SW MOTECH
uma coisa com uma qualidade excelente, tanto na escolha da meteria prima... como na forma que fica a fazer parte da mota...
As medidas dos parafusos, são iguais aos da XT... e não é necessário acrescentar novas ferramentas ao kit da XT...
Algumas partes são feitas em inox, para aumentar a sua longevidade...  
sente-se qualidade neste extra da SW-MOTECH...


Sobre a sua montagem... não me vou esticar muito na conversa...
aquilo são 3 parafusos e umas molas e tal...
e juntamente com o kit, vem as instruções de montagem...











O descanso é composto por duas peças principais, que vêm identificadas com este código... 







Sobre a montagem... podemos encontrar na "net" o PDF com as instruções...
Basicamente é isto:





Isto é simples... 
mas há coisas (uma ou outra) que não vêm nas instruções... e apenas vou falar dessa parte...


O parafuso de fixação principal, é um parafuso lubrificado e que deve ser lubrificado regularmente...


...o parafuso de origem tem que ser trocado e a SW-MOTECH teve isso em conta...
Na imagem podemos ver o parafuso de origem (o mais pequeno), 
e que vamos ter que instalar (o maior) ...
O ponto de lubrificação tem que ser reaproveitado, e montado no parafuso/guia da SW-Motech





Agora vem uma parte que nem todos temos ferramenta para tal... 
...a lubrificação desse parafuso/veio...
nem toda a gente tem uma Bomba Manual de massa consistente na caixa de ferramenta... mas em ultimo caso podemos montar tudo e no final dar-mos um salto a uma oficina e pedir para lubrificar esse veio... não vai ser meia dúzia de kms ou mesmo uma centena sem lubrificação que vai criar algum problema... pois podemos lubrificar sempre as zonas de contacto...


Mas Vadio que é Vadio... 
deixa sempre tudo pronto a rolar e sem rabos de fora... 
e como tal se não há!!  inventa-se uma !!


...e assim foi... com um pouco de imaginação da-se sempre a volta ao assunto...











Temos que improvisar um "descanso central" ou um cavalete, para poder trocar este parafuso/veio...


mas a dica que posso dar é que não é fácil, se não tivermos um pequeno macaco para aliviar a tensão do amortecedor sobre as bielas e braço oscilante...


basta fazer com está na foto      
e procurar o ponto certo para o parafuso entrar levemente sem andar à martelada ...







Depois de apertarmos tudo... temos que montar as molas...
São duas molas e têm uma força do caneco...

Para montarmos as molas, ou temos ferramenta própria... ou então podemos por em pratica um velho truque...
Doutra forma é difícil... (VER AQUI o tal Truque)

... e fica pronto a ser utilizado



E foi mais ou menos assim que montei este extra... 

... mas não podia deixar de mencionar a origem deste extra...
Tenho ajudado alguns Amigos a fazer algumas reparações e revisões nas suas motas... e esses mesmos Amigos juntaram-se não sei bem como nem quando (pois isso é um segredo deles), e fizeram uma vaquinha e  juntaram uns belos €€€€, e compraram este extra novinho em folha no Ebay...
Fizeram um bonito embrulho com uma dedicatória, e por ultimo fizeram-me uma enorme surpresa num Domingo de manhã...
Eu fiquei sem "piu..." 

A dedicatória :



...fiquei abananado com esta demonstração de Amizade...

Em 40 anos de vida conto pelos "dedos das minhas mãos", coisas como vivi nesta manhã...
Umas dessas coisas foram muito boas... e outras foram muito más...
mas as más foram sempre minimizadas porque estava rodeado de Amigos
...e está foi muito boa ... e novamente rodeado de bons Amigos...
Fiquem sem palavras   mas bué da feliz por dentro 

1 GANDA OBRIGADA 

6 comentários:

  1. Belo tutorial!
    Gostei particularmente do "cavalete vadio" ;-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh
      sim...sim... esse é um cavalete de 5 estrelas LoOL

      Cumps

      Edgar

      Eliminar
  2. Excelente crónica, e magnífica demonstração de amizade! ;)

    Grande abraço, Edgar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBR
      É isso mesmo... uma magnifica demonstração de Amizade!

      ABR dos Grandes


      Edgar

      Eliminar
  3. Isto è sim è a amizade pura e dura, amigos de verdade

    Aquele abraço e boas curvas

    Ass. Balasteiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh
      Foi a maior surpresa que tive no mundo das 2 rodas
      e também uma das mais porreiras de sempre...
      é mesmo uma coisa "pura e dura"

      ABRAÇO
      e Amigo OBR pela visita e pelo comentário

      Eliminar