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domingo

Limpar Filtro de Ar

Já perdi a conta das vezes que limpei o filtro de ar...

Ter o filtro em bom estado... é uma ajuda para um consumo baixo de gasolina e um bom desempenho do motor...


A minha mota como anda algumas vezes fora de estrada em locais com muita poeira e areia... tenho que ter muito mais atenção à limpeza do filtro...

...não existe um intervalo em quilómetros que eu consiga usar como referencia...
então optei por limpar ou verificar o filtro sempre que faço um passeio off road...


Todos os manuais de proprietário (ou quase todos) têm o respectivo Tutorial para esta tarefa...
No caso do manual da XT600E, temos estas indicações...
(clicar na imagem para aumentar)

O processo é muito simples e fácil,
e não é necessário grandes conhecimentos ou ferramentas elaboradas... nem uma oficina ou um local XPTZ...
Normalmente numa viagem ou um passeio de uns 4 dias... eu acabo por fazer isto na beira da estrada, sem dificuldade e sem sentir falta de meios...

O processo é bom... mas pode ser completado com algumas dicas... 




  • Podemos começar por ver se pequeno deposito da pré caixa do filtro tem sugidade



  • Desta vez tinha... e foi de apenas uns 50 kms off road dos quais meia dúzia de areia solta...
  • ter esta areia é sinal de que o filtro precisa de ser limpo...



  • temos que tirar a tampa lateral
  • depois desaparafusar os 7 parafusos da tampa da caixa do filtro... 
  • e por fim temos acesso ao interior da caixa do filtro...



  • é normal encontrarmos óleo na caixa do filtro... e esse óleo vem do respiro do motor que está assinalado pela seta verde... 
  • esse óleo vem vaporizado com o ar quente que sai do motor... e acaba por condensar e escorrer para o furo que esta assinalado pela seta amarela ...
  • este acumular de oleo pode ser evitado se mantivermos o nível do óleo entre o mínimo e o meio da vareta...



  • De tempos a tempos... devemos purgar o óleo acumulado através da purga... retira-se a tampa... 



  • o interior da caixa do filtro de ar deve ser limpo com um pano... 
  • devemos bater com o filtro numa superfície plana e limpa, para retirarmos o maior de sujidade possível...

  • Depois de retirarmos o maior devemos usar o ar comprimido para o sopramos... devemos soprar sempre no sentido de dentro para fora...  

ATENÇÃO: Alguns filtros reutilizáveis não podem ser sobrados (ex.:K&N), e este procedimento é apenas para os filtros convencionais...

  • Numa viagem não é possível ou viável levar um compressor para soprar o filtro... mas podemos sempre bate-lo para ir retirando o maior... 
  • Depois de limpo, basta inverter o processo... FIM do Tutorial





Filtro K&N 
vs filtro de origem  

Tenho pensado sobre uma forma de economizar uns trocos com a manutenção do filtro de ar...
...a primeira ideia que tive foi, vou comprar um K&N (lavável e reutilizável)

Mas depois de fazer algumas contas acabei por desistir dessa ideia...
as contas foram estas:
O filtro pode custar entre 50€ a 70€... e o kit de limpeza uns 20€
... ora bem, na melhor das hipóteses, teríamos que gastar uns 70€ e visto que o kit de limpeza deve durar apenas para duas limpezas (ou pouco mais), a sua manutenção tornasse cara...
O filtro de origem custa actualmente 20€ (e da concorrência entre 11€ a 13€) e tem uma duração que pode ir aos 20.000 kms

então as contas são simples: 
se usar o Filtro de origem, quando fizer 100 Mil Km comprei 4 filtros (um total de 80€)
se usar o K&N, quando fizer 100 Mil Km comprei um filtro e dois kits de limpeza (entre 90€ a 110€)

Depois temos que ter em consideração que o filtro K&N deixa entrar um volume maior de ar...
e vai enriquecer a mistura, aumentar a temperatura no cilindro, e tirar kms de vida ao motor...

Segundo " www.xt600.de " chegaram à conclusão de que iria aumentar a temperatura em 10ºc,
e que deve ser evitado em grandes viagens ou em off road e viagens por desertos...
...é um filtro com uma capacidade de filtragem reduzida...





HILFO FILTRO
vs filtro de origem


O Filtro da HILFO FILTRO custa uns 13€ (no ebay custa 11,6€)... mas tem um problema... 
ou encontrei um importante pormenor que se transforma num problema para o motor...

Basicamente a esponja não faz estanquicidade no encaixe do filtro!
neste local:
                                                                                   Filtro de Origem
 

É uma falha muito grave...
e podemos ver neste video a folga, onde é possível introduzir um simples e flácido saco de plástico:



Mas fui um pouco mais longe e tirei o banco à mota e a entrada de ar (Snorkel) da caixa...
e depois de posta a tampa a folga e tudo montado a folga diminuía ligeiramente mas continuava a existir...

Tentei descobrir a origem dessa folga...
e parece que tudo se resume à embalagem do filtro...

...a embalagem tem 33 milímetros de altura...







o filtro tem 35 milímetros...








Então não pode haver milagres...
e para pouparem no cartão duma caixa,
prensam a esponja do filtro enquanto está armazenado...

...e poderá ser esta a origem do problema...





O Filtro de origem tem uma esponja muito compacta e robusta...
o filtro da HIFLO FILTRO tem uma esponja muito porosa e duvidosa...

a diferença da dimensão das embalagens da Yamaha para a Hiflo Filtros :
Made in Japan, parece que é outra fruta!!!




Por agora vou manter o Filtro de Origem, e tentar com que ele vá o mais longe possível...
e estou muito satisfeito com o Filtro comercializado pela Yamaha, mas vou continuar a procurar uma alternativa...

Obs : O filtro de ar da HIFLO FILTRO, foi devolvido depois de ter sido verificado o mesmo problema em outros 4 filtros iguais... e o teste foi feito em duas XT600E 4PT...

4 filtros / 2 Motas... sempre com folga na esponja...



OBR pela visita

11 comentários:

  1. Comprei um filtro da hilflo para a minha xt600e de 1994 e também tinha folga mas fiz uma altura no encaixe da tampa e ficou a bom
    abraço

    Bruno

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    1. Olá Bruno

      OBR pela dica... talvez sirva para alguém ;)

      ABR

      Edgar

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  2. Caro Edgar,
    O teu Vlog é um verdadeiro serviço público! Muito obrigado pelo teu contributo para o conhecimento mais aprofundado das mui amadas XTs ;)
    Grande Abraço.

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    1. Boas...

      @Francisco
      Eu é que agradeço a visita... e o comentário :)

      ABR dos Grandes

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  3. Artigo muito interessante, depois de o ver fiquei sem dúvidas vou comprar de origem !

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  4. Artigo muito interessante, depois de o ver fiquei sem dúvidas vou comprar de origem !

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    1. Olá Eduardo
      existem 2 filtros de origem para a XT600E
      o da 3TB entre 1990 a 1994 (uns 21€)
      e o da 4PT entre 1995 a 2003 (uns 24€)
      o filtro da 3TB é mais barato mas desenvolvido para o modelo em questão visto que tem o volume da caixa de ar em litros mais pequeno (talvez por isso a capacidade de filtragem seja diferente assim como o preço)

      OBR pela visita
      ABR (Edgar)

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  5. Boa tarde,
    Desde já agradeço a passagem de conhecimento sobre a manutenção destas motas.
    Preciso de comprar um filtro para a minha XT600E de 1999. Nunca foi substituído. Está em muito mau estado.
    Costuma comprar o filtro numa loja online?

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    1. Boas...
      Não... tenho comprado sempre os filtros nas lojas (oficinas) oficiais da Yamaha.
      ABR (Edgar)

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  6. Boa tarde Edgar!
    Já estraguei uma Xt 600 por causa desta folga no filtro, fiz uma viagem de 1400km de areia e poeira, entrou muita poeira no motor, tive que retificar.
    Hoje estou usando filtro de espuma da marca Moldspuma, feito no Brasil. Custa o mesmo que o original Yamaha, é lavável e dura pra sempre ou quase isso. Abraços!

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    1. Olá Samuel
      Obrigado pela sugestão, e pela partilha da tua "má experiência" :)
      e Obrigado pela visita
      Abraço (Edgar)

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