sexta-feira

Otimista do Tejo




Otimista do Tejo,
é um projecto que teve inicio no final de 2012... eheheh

mas vamos começar pelo inicio desta historia...



O inicio de qualquer coisa começa naquele segundo em que dizemos a nós mesmos, "quero isto" ou "quero viver esta ou aquela experiência"
Essa decisão que começa com um pensamento, e esse pensamento é a energia que origina um dia darmos o primeiro passo na direcção daquilo que queremos.
Por vezes demoramos dias, meses ou anos e anos até orientarmos as condições para tal, mas a decisão já era velha... eheheh


Sempre tive o sonho de um dia ter um veleiro.

Comprar uma "casca de nós" nem sempre é barato,
mas eu tenho a sorte de ter bons Amigos, e consegui fazer uma excelente negocio.

Tudo começou com uma simples conversa, na pequena aldeia de Sarilhos Pequenos, terra de grandes marinheiros, bons jogadores de futebol e boas gentes...

eu virei-me para o Cardoso e disse-lhe:

- Vivo a 30 metros do Tejo, e não tenho um barquito... Tenho que arranjar um barco...





Depois de alguns minutos de conversa, onde se falou desde a aprendizagem em velejar, burocracias legais etc etc, 
por fim começou-se a falar números €€€... e onde se podia procurar um bom negocio,

os bons negócios não se encontram em anúncios, segundo este meu Amigo, 
os bons negócios são feitos se formos à procura de barcos "abandonados", e depois negociamos um preço simpático com o proprietário de algo que se está a degradar de ano para ano.
Alguns proprietários ficam felizes em ver o seu barco que estava parado, ser restaurado e receber a atenção que merece, e para essas pessoas isso vale mais que o dinheiro !!!

Estava feito, a conversa que eu queria um barco, passou a ser oficial em Sarilhos Pequenos e iria ter a ajuda de quem percebe da coisa como ninguém. Tinha acabado de reunir a melhor "Equipa de batedores" possível para procurarem um barco para eu me iniciar.


O Ant.Miranda era um desses "batedores", mas também era proprietário dum Barquito que estava sem utilização e a correr o risco de se estragar se não recebe-se manutenção em breve.
Depois do António ser massacrado por mim vendeu-me um Optimist completo por um preço simbólico... Basicamente deu-me o Barquinho para eu me calar... eheheh


Eu nem perdi tempo... agarrei nele e pus em cima do tejadilho do AX... eheheh
e o António disse-me:
espera ai páhh... toma lá o mastro, a vela, a retranca, a espicha, 2 patilhões, 3 lemes, 2 moitões com os mosquetões em inox e os respectivos cabos...


O "Optimist" (Wikipédia) é um pequeno veleiro de iniciação..




É um Barquito que foi projectado para ser utilizado por crianças dos 7 aos 15 anos, sendo muito seguro e bastante estável... (para as crianças é claro)


O pessoal começou a perguntar-me: onde vais de Optimist ?? para que queres isso ??
o Cardoso abriu o jogo e disse:
ainda não virão que ele quer fazer com o Optimist, aquilo que faz com a XT, ir vadiar, mas pelos rios...

Bom... a resposta foi quase unânime:

Estás maluquinho o quê??? isso é um Optimista com 2 metros para as crianças !! 
e chamas aquilo um barco?? e bla bla bla...

Nem vou escrever aquilo que já tive de ouvir... e são opiniões que desmoralizam qualquer um...



Por momentos deixei-me influenciar pelo que ouvia dizer...
e foi por muito pouco que não desisti antes de tentar começar...
Mas parei para pensar... e uma voz interior disse-me assim:

OK... é isso que queres, e é nisso que acreditas !!
então vai ter que resultar e ultrapassar as tuas expectativas...
mas vais ter que arregaçar as mangas, porque tens muito trabalhinho pela frente...

- primeiro vais verificar toda a sua estrutura e acessórios,

- vais lixa-lo e pinta-lo,
- depois vais fazer dele uma embarcação inafundável,
- vais ter que aprender a velejar, 
(e terás que aprender isso sozinho, visto que já ninguém tem paciência para te aturar)

- e por ultimo, convêm também aprenderes a nadar... a nadar bem...









(continua)
este projecto continua já com objectivos pré definidos...
em Julho vamos participar numa espécie de regata de 3 dias com mais de 80 kms...


(editado em Julho) 
Afinal fomos ao fundo...  "A grande inauguração..."     





Voltar à pagina anterior 
(clicar aqui) 




14 comentários:

  1. Eu posso-te ensinar a nadar bem, de resto não tenho grande jeito! :D

    ResponderEliminar
  2. Bem, lá vem ai novas aventuras, desta vez por agua...ficamos á espera.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joel
      bom... temos que ver primeiro se conseguimos dar a volta à situação...
      pois ele necessita de uns melhoramentos... eheheh
      mas acredito que podemos ir longe :)

      ABR
      OBR pela visita :)

      Eliminar
  3. Chegaaaaa-lhe !! És um "granda" maluco, sabias ??
    Grande abraço e boa sorte com isso.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh
      vamos ver no que vai dar...
      uma coisa é certa... como ele está, ou como me foi "vendido" não tem grandes condições para levar um adulto...
      mas vamos dar a volta a isso eheheh

      ABR
      OBR pela visita

      Eliminar
  4. Looool...

    Fico ansiosa pelos próximos capítulos ;-))

    PS: corajoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh
      Bom... o próximo capitulo será a meio do mês de Abril...
      pois espero começar a fazer alguns testes com ele na agua...

      PS: a XT tem muita vibração, e pode dar-se o caso de eu ter "perdido alguns parafusos"... e como tal não é um caso de coragem, simplesmente falta de parafusos eheheheh

      OBR pela visita :)
      Edgar

      Eliminar
  5. Grande Edgar, sempre a inovar.
    Aguarda-se novos capítulos.

    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...
      já não sei se é inovar... ou se é uma forma de fugir ao preço da gasolina... LOOOL

      Vamos querer acreditar que os próximos capítulos são com boas noticias...
      a minha cabeça já deita fumo, só de pensar como vou conseguir aumentar a área da vela de 3,2 m2 para uns 5m2 ou 5,5m2 eheheheh

      OBR :)
      ABR
      Edgar

      Eliminar
  6. Fazes mto bem, tb gosto bastante de velejar. Tirei um cursito de Windsurf, safo-me bem com a teoria da coisa em relação à prática, foi sempre em pranchas de wind-suft alugadas, qdo tiver guito hei-de arranjar um catamaran pequeno, algo deste genero:
    http://www.boatstogo.com/images/inflatable-sail-catamaran/sail-catamaran-SC396/Sail-catamaran-sc396-1.jpg
    (Na altura deverei ter a idade do sr. da Foto) LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo
      tive a dar uma vista de olhos pelo site da "boatstogo.com" e gostei bastante de ver o "Sail Kit Rig with 2"
      duas pranchas de windsurf transformadas em catamaran e com uma bela vela de 5 m2...

      OBR pela visita
      ABR

      PS: ainda vamos fazer umas milhas juntos eheheh

      Eliminar
    2. Cuidado com a vaga relativamente alta, provocada pela combinação do vento e das marés com os fundos baixos, sobretudo no seu estreitamento onde cria um encontro de águas conhecido como as "Bailadeiras" junto a Cacilhas...!!! (eu é que percebo disto, Amigo)

      Boa sorte. Nessa Regata de 3 dias 80 Km vais ficar em último mas não vai haver nada que pague a felicidade de chegares ao fim. Vamos todos torcer por isso ;-)

      Eliminar
    3. Ola Angelo
      eheheh vamos com todo o cuidado do mundo...
      eheheh e vamos fugir dessa zona de Cacilhas eheheheh
      OBR Amigo :) ABR

      PS: discordo com um promenor... tudo indica que vou ser dos primeiros LOL

      Eliminar