domingo

ESKIMÓS 2012

Pois é...
foi mais uma edição do Eskimós... e talvez a mais dura de todas

...e a 5ª edição dos Eskimós ficou marcada por  uma particularidade...
- Frio de alta qualidade



Bom antes de começar com o Bla bla bla... deixem-me dizer uma coisa...

Um Grande Obrigado ao pessoal do Moto Clube de Vila do Conde, por tornarem possível os Eskimós
Esteve um frio de rachar... ou melhor, de congelar, e mesmo junto das fogueiras estava frio...
e ver o pessoal voluntário da organização sempre a trabalhar com aquele calor esquisito,
para que nada falta-se a malta como eu...
Para eles... só tenho a dizer uma coisa... Muito Obrigada,
e têm todo o meu respeito e consideração... e espero um dia poder retribuir de alguma forma...


Agora o lado mais poético e orgulhoso da 5ª edição...
Fez 4 anos que arranquei sozinho mais a minha XT para os Eskimós...
e com 38 anos vi neve pela 1ª vez, e foi super divertido...
Depois regressei no ano seguinte novamente sozinho com a XT, e foi ainda mais divertido...

No 3º ano as coisas já foram diferentes e ainda melhores... fomos 3 Amigos, e durante o fim de semana o grupo cresceu para 7 Amigos
Mas este ano a coisa rompeu pelas costuras... éramos mais de 30
e melhor que o numero... simplesmente éramos o maior Grupo de Amigos nos Eskimós...
e marcamos a diferença sempre pela positiva

O 1º ponto de encontro foi próximo de Lisboa... e por volta das 8:30H estavam 12 motas a caminho.




Tínhamos rodado apenas uns 30 kms (eu ìa na frente), o Rui ultrapassa todos e faz-me sinal para parar-mos na próxima localidade...

Paramos não me lembra o nome... mas sei que ainda só tínhamos rolado uns 30kms dos +/- 370 que tínhamos pela frente...
Estávamos a rolar com 0ºc, e estávamos a ser congelados vivos...
Eu perguntei...então?? porque esta paragem??
diz o Rui: É pá, tá frio... mas eu estou bem...  mas o resto da malta está cheio de frio e eu não aguento mais vê-los assim...


Pois... pois... os outros é que tinham frio....

Aquecemos as mãos onde podíamos... nos motores, escapos, e até nos colectores
e arrancamos para Ponte de Sor, e de seguida para Nisa...Em Nisa o grupo cresceu e juntou-se ao grupo o pessoal do baixo Alentejo...

O grupo era grande e chamava a atenção de muita gente...
e começou a ser normal vermos pessoas admiradas mas com um sorriso a olhar para as motas que passavam em fila indiana e carregadas com sacos e malas...





Valia de tudo... era desde malas próprias para mota
Como simples malas de viagem...
Era um espírito fantástico... e uma vontade enorme de rolar com a casa na mota...





Em Castelo Branco, o Grupo voltou a crescer em numero...
e fomos todos almoçar um belo Lombo grelhado...

Depois de bem almoçados... começamos por dividir o grupo em dois...
uns iam por alcatrão até ao Fundão, e os outros iam atravessar a Serra da Gardunha em fora de estrada...










Uns kms mais à frente a paisagem mudava completamente...
tínhamos entrado na Serra da Gardunha

Muita pedra... e alguns caminhos de dificuldade media
e fica para a historia a XT660X do Marco...
rolou com pneus 100% de estrada, como se fosse uma trail normal

As fotos desta zona são poucas...
mas é uma região fantástica e com uma beleza anormal...





Umas horas depois estávamos na cidade do Fundão...
e o Grupo estava novamente reunido...
Era altura de entrar na Serra da Estrela...

Não tivemos tempo para apreciar ou conhecer a cidade, e nem sei se é bonita ou feia...
Antes de sairmos do Fundão rumo ao coração da Serra da Estrela... fizemos o ponto da situação...
Qual seria o melhor caminho a fazer ??

Um disse (eu): vamos por... Belmonte / Manteigas (50 kms muito fáceis e com 18kms difíceis)

Mas decidimos ir por outro caminho...  mais ou menos ISTO (uns 80 kms difíceis, mais 20km muito difíceis e perigosos)
foi uma má escolha !!
Anoitecia por volta das 18.30H e iríamos fazer mais de metade do caminho (uns 70 ou 80%) de noite...

Inicialmente nem estava a perceber qual era o caminho que estávamos a fazer...
mas depois de fazermos uns 50 kms comecei a reconhecer a estrada...
eu nem queria acreditar... estávamos a ir para o Alvoco da Serra...
No Verão de 2010 andei a bater estas estradas todas e lembro-me que demorei quase 1 hora da Cidade de Seia à pequena aldeia Vasco Esteves de Cima... usando essa estrada.
e é nesta altura em que me apercebo que vamos ter que passar à Lagoa Grande
Ou seja... se houver gelo nas estradas da Serra... vamos encontra-lo nessa zona.

Resumindo e concluindo... correu tudo bem... ou quase...
mas meus Amigos eu estava com um nervoso miudinho do caraças...
Isto de andar em grupo... cria-se uma espécie de sensação de segurança...
mas é uma falsa segurança... mas acho que a sorte esteve quase sempre do nosso lado

...desta parte da viagem... não há fotos, nem podia haver...
e esta avaliação do percurso, vista à distancia e no conforto do meu "Lar doce lar"
não deve ser mal interpretada... estivemos todos bem e estivemos todos mal...
éramos e somos uma Equipa de bons Amigos...
na altura é que as opiniões eram bem-vindas... e eu fiquei calado...

 Para os lados do Alvoco da Serra... apanhamos qualquer coisa escorregadia numa curva...
...a 1ª mota entra da curva e por momentos derrapa, e por muito pouco não caiu.
a 2ª mota passa sem problemas... mas a 3ª cai com algumas consequências...

Uns plásticos partidos, guiador torto, e um joelho todo esfolado...
Fomos visitados pelo azar... e tinha sido uma queda aparatosa a mais de 40 km/h

mas não havia tempo para lamber as feridas...
e tínhamos que arrepiar caminho quanto antes, pois faltava ainda a parte mais difícil...
A Noite estava seca de tanto frio...  e não havia qualquer tipo de humidade... FIXE 
Pelas 20:00H estávamos a entrar no Vale do Rossim 

Do grupo de mais de 30 motos, nem todos viemos da zona de Lisboa...
O meu Amigo João tinha saído de manhã do Norte de Portugal e fez a viagem sozinho,e chegou pelas 14:30H ao vale do Rossim...
O Fred saiu com a sua F800GS também sozinho a meio da tarde de Coimbra
Do Baixo Alentejo vieram 3 amigos que se juntaram ao grupo de Lisboa e Castelo Branco...
... e ainda veio o Marco mais outro um amigo de Coimbra e também se juntou ao grupo em Castelo Branco
... o Tó veio de XT600E com o primo a pendura, e mais um amigo de Quad...
...no sábado de manhã seria o dia de o pessoal do Grande Porto rumar aos Eskimós
Ahhh e mais um Amigo que veio de Braga sozinho na sua TDM
Acho que não me esqueci de ninguém

O João como foi o 1º a chegar ao acampamento, tinha preparado uma bela fogueira...




Rapidamente nos apercebemos que a coisa iria ser difícil e fria  
pelas 22:00H vi a minha garrafa de agua congelar




Mas a noite de 6ª feira não podia acabar sem umas valentes gargalhadas...
e tudo ficou mais alegre quando o Tó M. apareceu de garrafão em punho... e com uma grelha enorme para fazermos uns asados...

Já de madrugada o cansaço de um dia divertido ganhou tamanho, e fomos para as tendas dormir... ou tentar dormir...
A temperatura estava negativa,
e dormir nestas condições numa tenda... não é das coisas que deixe saudades...
...eu pensava que sabia o que era ter frio... afinal não sabia!!  fiquei a saber!!

De manhã estava tudo gelado... as baterias das motas quase que nem carga tinham...
e tivemos que se dar encosto com os cabos e mais que uma...
...por volta das 11H fomos dar uma voltinha pelo Vale Glaciar até ao Covão da Ametade





Este ano o vale Glaciar estava sem neve...
mas em Fevereiro de 2009 estava assim...
(Foto dos Eskimós de 2009)




e o ano passado esteve assim
(Foto dos Eskimós de 2011)




Mas digam o que se dizer... com neve ou sem neve... é sempre um lugar bonito... e frio
...onde a malta chegava... fazia volume... um volume azulado





No Covão da Ametade tiramos uma foto de família, na ponte por cima do Rio Zezere
Aqui o Rio Zezere está a escassos metros da sua nascente
Uns kms mais abaixo este Rio torna-se enorme





Aproveitamos para dar um passeio a pé...





e encontramos o Rio Zezere totalmente congelado





É difícil captar numa foto a beleza natural desde lugar...
ouve outros anos e que encontrei o Covão assim...
Rio completamente cheio e congelado... e é possível ver a ponte que usamos para tirar a "foto de família" anterior...
(Foto dos Eskimós de 2009)




Peço desculpa por estar a cruzar fotos antigas com a foto-reportagem deste ano...
mas não resisti, a voltar a postar estas fotos...

Depois de nos despedirmos do Covão... Voltamos a dividir o grupo... uns iam até à Torre e desciam ao Sabugueiro, para voltarem a subir ao Vale do Rossim...
e o resto da malta fomos fazer uns kms em OFF ROAD, por um dos locais mais bonitos da Serra... Vale Glaciar






Fomos sempre em ritmo de passeio... com muita cautela e respeito pela natureza...





Depois de rolarmos um belo trilho... começamos a encontrar muita pedra solta...
e depois o trilho começou a ficar minúsculo e com gelo...
e por fim desapareceu e estava mesmo congelado...
era altura de dar meia volta... e ir procurar almoço...





O almoço era feijoada...
mas meus Amigos... comer feijões e de seguida ir para junto duma fogueira, pode ser uma mistura explosiva... e acabei por comer só 2 sopas e a sobremesa...





Como tinha almoçado pouco... 1 hora depois comecei com o desassossego junto da fogueira...







Tínhamos planos, para durante a tarde irmos visitar o Poço do Inferno, e fazer uns trilhos até á Torre...
mas acabamos por trocar esses planos por uma refeição entre o Almoço e o jantar, que durou a tarde toda...





Para fazermos uma pausa dos petiscos... Fomos fazer um pouco de Bricolage...
O R.Guerra tinha encomendado/comprado um pneu com entrega no vale do Rossim...
e fomos montar o tal pneu na Mota... tinhamos as mãos geladas e devem imaginar a facilidade do trabalho...





Mas como estava frio (muito frio)... dividimos o trabalho entre todos e até foi fácil...





...e no final do trabalho retomamos a refeição que durou o resto da tarde...





A noite acabou por chegar... e a temperatura desceu ainda mais...
penso que chegou aos -9ºc
e passou de muito frio para um calor muita esquisito...
Ouve quem troca-se a tenda... pela fogueira
nesta foto podemos ver o Tiago a dormir no chão, com um tronco a fazer de almofada 




Não é fácil dormir ou descansar nestas condições...
Não é nada fácil... e se juntarmos este frio ao meu saco cama de 9,99€ comprado no Aldi
então tudo se complica... passei "algum" frio... mas ouve alturas em que até dormi...
...e acho que também devo ter sonhado, que estava com frio...

Acordei por volta das 9:30H...  Estava uma manhã fria...
... e fui ver o termómetro que tínhamos junto à fogueira, e estava -6ºc





Por momentos ainda pensei em ir ao balneário tomar banho
mas quando entrei no balneário encontrei tudo congelado



Fiz um pequeno video das torneiras...


Ora bolas... com a agua neste estado, quem é que consegue tomar banho??
Escovar os dentes... lavar as ramelas... estava fora de questão !!! mas tudo bem... !!
...e se déssemos uma cuspidela em alguém?? ... seria o "mesmo" que atirar uma pedra


Mas ainda não escrevi sobre uma agradável surpresa que tinha tido no sábado...
Encontrei um Amigo Espanhol que tem seguido e comentado no meu blog...
...e eu também tenho seguido o seu blog  yamajos.blogspot.com ...

...mas a agradável surpresa foi quando ele me disse que tinha visto e lido as cronicas dos Eskimós anteriores no meu blog, e tinha decidido fazer a viagem até a serra da Estrela, e participar nos Eskimós...

Ora bem...
isto era um motivo de enorme orgulho, e o Bernardo não podia voltar para Espanha sem um pequeno troféu dos Eskimós... e como tal, falei com o Amigo Guzzi da organização, e uns minutos depois estava a receber uma pequena lembrança Lusitana ...

...e como tal, tivemos que tirar uma foto para registar esse acontecimento...
@Bernardo... Muchas Gracias, por su visita 




...e pronto... era altura de ensacar tudo novamente...
e fazermos o caminho em segurança de regresso a casa...
mas antes subimos até à Torre, e descemos em direcção à Covilhã...
Vimos apenas alguma neve no maciço da Torre... mas as varias lagoas estavam quase completamente congeladas...





Depois de uma pequena paragem na Covilhã para um cafézito, rolamos até Castelo Branco para almoçar...
e o regresso a casa foi feito sempre sem dificuldades...





Muito mais podia ser dito...
e todos trouxemos uma historia sobre este fim de semana... uma boa historia...







OBRIGADA pela visita 





 

- ESKIMÓS  2009  ...Duros & Loucos" todos reunidos... 

- ESKIMÓS  2010 ...chuva, neve, gelo, nevoeiro, amizade e espírito de equipa... 

- ESKIMÓS  2011 ...até deu para nadar na neve ... 

ESKIMÓS 2012 ...Frio de alta qualidade...

- ESKIMÓS  2013 ...o melhor ano de sempre...

- ESKIMÓS 2014 ... esteve ao rubro...

- ESKIMÓS 2015 ...a maior de sempre...

32 comentários:

  1. Estou a aguardar ansiosamente o resto da excelente crónica!

    Cruzei-me com vocês na Covilhã, durante o domingo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amigo
      Não me digas que foi naquela bomba de gasolina... em que estivemos a apertar um borno duma bateria duma Suzuki...

      OBR pelo comentário... e esta semana a ver se acabo de escrever isto...LOL

      ABR

      Eliminar
    2. Muito bom mesmo.

      Gostei.

      Eu conduzia uma XX cinza... cruzei-me com vocês mesmo à saída da Covilhã.

      Continue as excelentes crónicas, que tão bem sabem ler.

      Abraço serrano

      Eliminar
    3. Serr@no
      OBRIGADA pelo simpático comentário...
      Não reparei na Honda XX cinza... pois é uma mota que me chama sempre a atenção pelo seu guarda-lamas frontal...
      mas não reparei... e espero ter devolvido o cumprimento "V"... pois faço sempre a todas as motas nesta altura do ano...
      ...Só não faço o "V" quando as circunstancias não permitem...

      Mas quando passei pela Covilhã, estava danadinho para parar e beber um café LOOL ...mas eu vinha em ultimo, e a malta da frente não parava :( ... nem conseguia alcança-los em segurança para pedir para pararem...
      ... e vinha bué da danado, e estava farto de ralhar sozinho... LOL


      ABRAÇO
      Edgar

      Eliminar
    4. Parabéns pela excelente crónica de um também excelente convívio.

      Abraço

      Eliminar
    5. @AMEC-Mototurismo

      OBR :)
      Este ano, mais uma vez encontramos um excelente acampamento...
      ...e já vai sendo uma tradição nos Eskimós...
      Malta de 5 estrelinhas... com um espírito fantástico...

      ABRAÇO dos Grandes

      Edgar

      Eliminar
  2. O meu muito obrigado por tudo, mas estou muito triste pois o amigo Edgar não falou na Varadero 125, na boa estou a entrar é preciso é partipar, parabens pelo relato e fico aguardar pelo resto um grande abraço Edgar e mais uma vez obrigado por tudo e pelo bom espírito sempre presente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tchiii... grande falha... mas já editei...
      Abraço dos Grandes

      Eliminar
  3. Excelente concentração, V Eskimós 2012!
    Fica para a história o quente convívio e o frio duro que se fez sentir!
    Que venham muitas mais assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi... :)
      para o ano estamos lá novamente... :)
      se não fizerem a 6ª edição... Fazemos nós... LOL

      ABRAÇO
      Edgar

      Eliminar
    2. Estas a brincar! enquanto eu existir há ESKIMÓS.

      Eliminar
    3. Isso é que é falar !!!

      Para o ano estamos lá :)

      ABR

      Edgar

      Eliminar
  4. Excelente crónica Edgar!
    Parece que este ano o frio superou as expetativas... Mas XT não constipa :).

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...a XT voltou a ser o elo mais forte.. LoOL

      mas o frio extremo apanhou-me de surpresa...
      ...eu pensava saber o que era ter frio... mas não sabia... LOL

      Abraço
      Edgar

      Eliminar
  5. Que magnifico passeio Edgar! Beleza de Blog!
    Um forte abraço do Brasil!
    Pablo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pablo...
      Obrigada Amigo...
      Eu levei uma Tshirt dos Mototuristas.net ... mas não consegui vesti-la... LoOL
      Abraço dos Grandes de Portugal

      Edgar

      Eliminar
  6. Edgar,

    Muito bom! Isto me faz ficar com mais vontade de terminar a minha logo e poder passear... só que do outro lado do Atlântico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Martin

      Nunca se sabe... e talvez um dia o Atlântico se torne pequeno...
      Serás muito bem-vindo na "minha" terra, com mota ou sem mota...
      Ficas desde já convidado a uma bela refeição na minha casa ;)

      Abraço

      Edgar

      Eliminar
  7. bacana pra caramba,um dia poderei fazer esta aventura com voces grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBR Amigo...

      Será um prazer... e terás certamente um lugar no Grupo...

      ABR

      Edgar

      Eliminar
  8. Olá Edgar,

    Deixa-me começar por dizer que tu cada vez me surpreendes mais pelas múltiplas aptidões que tu demonstras em variadíssimos temas, sejam eles sobre mecânica, eletricidade, serrilharia, entre outros por descobrir, e que para alem desses ainda tens o dom de quando escreves, conseguir transmitir a quem está a ler as emoções e sentimentos pelos quais passas-te, fazendo-nos ser transportados para a cena da historia.

    Isso aconteceu-me em quanto lia. De repente senti-me em cima de uma das motos a acompanhar toda a ação por ti descrita e até frio senti (apesar estar no conforto do lar), mas mesmo assim foi uma sensação muito boa.
    Não querendo ser lamechas, digo-te que nutro por ti uma profunda admiração e respeito.

    Se poderes, continua a fazer o excelente trabalho que até aqui demonstras-te e a deliciar-nos com as tuas historias de vida.

    Espero não te ter babado todo…

    Um abraço
    Jorge Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh

      OBR Jorge...
      Deste comentário não estava à espera... cresci quase um palmo...
      e fiquei com a auto-estima ao rubro... LoOL

      Mas pronto... da próxima vez que formos ao Espichel os canecos são por minha conta... LoOL

      ABR dos grandes...

      Edgar

      Eliminar
  9. Lá estou eu de boca aberta e extasiado a ler mais uma fantástica reportagem de um grupo de amigos que foi passar um bom bocado. E que inveja não ter participado num evento deste. Realmente tem o dom de contar de uma maneira que todos entendem e de cativar do princípio ao fim. Parabéns.
    Alberto Cordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alberto...
      Desde já... Obrigada pelo teu simpático comentário...

      Fico sempre feliz em saber que alguém deu por bem empregue o seu tempo na leitura de algo que escrevi...

      Mas deixa-me andar para trás no tempo... eu na escola nunca tive positiva na disciplina de Português (vergonha)...
      escrever é uma coisa que me assusta, e me faz sentir inseguro... mas tenho vindo a perder esse medo e a ganhar gosto pela escrita (isto depois de velho... LoOL)
      E por isso, obrigada por contribuíres com o teu comentário, para eu continuar a ultrapassar esse desconforto meu em escrever...

      ABR
      Edgar

      PS: também dou erros para caraças... mas o google dá-me uma ajuda nesse campo... LoOL

      Eliminar
  10. Estas a sair um escritor.......:P heheheh
    Ao ler estas linhas ......que frrriooooooooo hehehehhe
    Abraço
    Pedro André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh
      algum dia escrevo um livro... LoOL

      sempre ouvi dizer que para sermos um "homem feito"... não sei ao certo o termo, já não me lembra... mas é assim:
      Temos que fazer 3 coisas na vida...
      - plantar uma arvore
      - ser Pai
      - escrever um livro

      ora bem...
      já plantei uma couve que parece uma árvore LoOL
      tenho dois chavalitos... e um já me ultrapassou :)
      mas falta-me escrever um livro :( tenho um blog... LoOL

      A ver vamos, como diz o cego... LoOL

      Abraço

      Edgar

      Eliminar
  11. Obrigado por partilhares estes momentos tão bons vividos com as nossas migas de 2 rodas!!
    Abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro

      eheheh
      eu é que tenho de te agradecer a visita e o comentário ;)

      para 2013 vai haver mais... :)

      ABR

      Eliminar
  12. Olá Edgar. Sigo o teu Blog á poucos meses e já faz parte dos meus favoritos. A simplicidade da tua escrita é arrebatadora. Transformas uma simples história em algo que "vicia" ler. A isto se chama dom. Anseio sempre por mais e mais ...
    Espero em breve poder juntar-me a ti nalguns desvarios como este dos Eskimos.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago
      Já esta feita a reserva do teu lugar LOL
      Já ninguém te pode tirar esse lugar LOL seja para os Eskimos ou outro evento... :)
      Obrigada pelo simpático comentário :)
      actualmente a crise (que se revela numa seca de dinheiro do caraças) não tem deixado de pairar pelos meus lados, e tem limitado as minhas saídas de Mota :(
      Mas recentemente comprei um pequeno barco à vela com 2,35 metros, por um preço simbolico LOOL
      Espero dentro de alguns tempos vir a virar uma nova pagina e poder fazer umas viagens a custo zero LOL
      ABR
      OBR
      Edgar

      Eliminar
  13. Grande Edgar, é sempre bom voltar a ler e a viver esta aventura. nunca mais é fevereiro

    ResponderEliminar